Dr Paulo Lucas

Olá, eu sou Paulo Lucas, preparei com muito carinho algumas dicas para lhe ajudar quando o assunto é insônia.

Insônia – Entendendo de vez de forma simples
A insônia é um distúrbio de sono caracterizado pela dificuldade para dormir (iniciar o processo de sono) ou para permanecer a noite inteira dormindo, descansando com uma excelente qualidade de sono que realmente seja reparador ao organismo.
Algumas situações como preocupações, ansiedade, traumas, mudanças em algum setor de sua vida ou de seu dia, maus hábitos alimentares, físicos, emocionais ou mentais e condições médicas específicas podem fazer com que uma pessoa apresente períodos de insônia pontuais ou até desenvolver insônia crônica – que pode trazer prejuízos à qualidade de vida do indivíduo.
Quem sofre de insônia geralmente acorda cansado, como se não tivesse dormido nem um pouco durante a noite. Como consequência, a pessoa pode começar a apresentar irritabilidade, cansaço, falta de concentração , falta de energia, e demais problemas que podem prejudicar significativamente a vida do indivíduo.

Causas da Insônia
Existem diversos fatores que podem contribuir para um quadro de insônia:

São eles:
Preocupação excessiva relacionada aos acontecimentos da vida;
   Ansiedade
   Angústia
   Estresse;
   Desequilíbrio emocional
   Depressão,
   Crise de Pânico
   Ciclos de sono irregular
   Mudanças do relógio biológico;
   Doenças psiquiátricas;
   Idade avançada;

Mulheres durante ou depois do período de menopausa;
Maus hábitos como: dormir logo depois de se alimentar, ingerir muita cafeína, álcool ou refrigerante, consumo de nicotina e drogas, uso de medicamentos que contenham substancias estimulantes, realização de atividades estimulantes antes de dormir como uso do celular ou notbook, hábito de trabalhar ate tarde.

Como a Inteligência Emocional explica a Insônia
Como qualquer outra doença, a insônia é uma forma do corpo sinalizar algum desajuste. Por mais que este problema tenha sido causado por estresse ou por alguma das condições citadas acima, a pessoa manifestou a insônia por causa desse desequilíbrio notado pelo corpo.

Muitas mães sofrem de insônia durante a gestação – seja por ansiedade, desconforto físico ou até mesmo por desiquilíbrio hormonal. É comprovado que os bebês sentem tudo o que a mãe sente enquanto se desenvolve na barriga e, portanto, algumas pessoas podem apresentar insônia desde o útero materno: O bebê registra a insônia como se fosse dele, e esse problema se manifesta também em sua vida adulta.

Técnicas para tratar a insônia

Relaxamento: músicas relaxantes e relaxamentos induzidos podem ajudar a esvaziar a mente e descansar o corpo, preparando-se para descansar e adormecer;

Relaxamento muscular progressivo: libertar a tensão muscular também ajuda a relaxar. Você só precisa contrair e, em seguida, descontrair os diferentes grupos musculares do seu corpo. Com o relaxamento, sua mente irá focar na sensação de bem-estar e eliminará os pensamentos e emoções que trazem ansiedade;

Prepare o ambiente para dormir: diminua a luz, evite ruídos e agitação. Utilize seu quarto e a sua cama apenas para dormir e ter relações sexuais, evitando trabalhar e fazer atividades estimulantes como usar celular , notbook e TV.

Tenha uma rotina: crie uma rotina de horário para dormir e acordar, condicionando sua mente e seu corpo;

O Tratamento de Coaching de Inteligência Emocional pode ajudar muito a você tratar desse problema e voltar a dormir bem. Se desejar podemos te ajudar, agende uma consulta com o Dr. Paulo Lucas pelo fone 3234 38 49 e volte a dormir bem e viver uma vida com equilíbrio…..

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